terça-feira, 14 de outubro de 2014

Campeonato Nacional da I Divisão estreia novo modelo


O Campeonato Nacional da I Divisão começa já no próximo sábado dia 19 de Outubro. Na primeira jornada, as axadrezadas recebem o Leixões SC, pelas 15h00 no Fontes Pereira de Melo. Além do regresso do Boavista FC, o campeonato 2014/2015 que será disputado por 12 equipas, estreia um novo modelo que promete uma competição muito disputada e de desfecho incerto, com numerosos Play-off, que passamos a apresentar e que será do interesse de todos os que se habituaram a acompanhar o percurso das nossas equipas.
Esta época estão em disputa dois títulos: o de Campeão Nacional da Divisão de Elite, a disputar entre os quatro primeiros da 1.ª fase; e o de Campeão Nacional da I Divisão, a disputar entre o 5º, 6.º, 7.º e o 8º classificados da 1.ª fase e o 3.º classificado da Divisão de Elite.
1.ª FASE
É disputada pelas 12 equipas inscritas, que jogam todas contra todas a duas voltas
2.ª FASE – APURAMENTO DO CAMPEÃO NACIONAL DA DIVISÃO DE ELITE
Os quatro primeiros classificados da 1 fase ficam apurados para os Play-off da Divisão de Elite.
1.º Play-off (à melhor de cinco jogos): o 1.º vs 4.º e 2.º vs 3.º. O primeiro terceiro e e guinto jogo disputam-se em casa da equipa melhor classificada no decorrer da 1.ª Fase.
2.º Play-off – 1E (à melhor de 5 jogos): Vencedores do 1.º Play-off disputam a atribuição do título de Campeão Nacional da Divisão de Elite
O primeiro, terceiro e guinto jogo disputam-se em casa da equipa melhor classificada no decorrer da 1.º Fase.
2.º Play-off – 2E (à melhor de 5 jogos): As equipas derrotadas no 1.º Play-off disputam o acesso ao título de Campeão Nacional da I Divisão.  
O primeiro, terceiro e quinto jogo, disputam-se em casa do melhor classificado da1.ª fase ou em alternativa o segundo, o terceiro e o quinto jogo em casa do melhor classificado da 1.ª fase.
Classificação final da Divisão de Elite:
1º lugar - Campeão Nacional da Divisão Elite
2º lugar - Derrotado do Play-off - 1E
3º lugar – Vencedor do Play-off 2E
4º lugar – Derrotado do Play-off 2E
2ª FASE: APURAMENTO DE CAMPEÃO NACIONAL DA I DIVISÃO
Os 5.º, 6.º, 7.º e 8.º classificados da 1.ª fase disputam os Play-off de acesso apuramento para Campeão Nacional da I Divisão.
1.º Play-off (à melhor de cinco jogos): o 5.º vs 8.º e 6.º vs 7.º. 
O primeiro, terceiro e o quinto jogo disputam-se em casa da equipa melhor classificada no decorrer da 1.ª Fase.
2.º Play-off -1B (à melhor de 5 jogos): Vencedores do 1.º Play-off disputam o acesso à disputa do título de Campeão Nacional da I Divisão.
2.º Play-off -2B (à melhor de 5 jogos): Jogos entre os derrotados do 1.º Play-off. O primeiro, terceiro e quinto jogos, disputam-se em casa do melhor classificado da 1.ª fase
O vencido disputa com o último classificado da 2ª fase – Últimos, a 3.ª fase e o Play-off que que atribuirá a permanência na I Divisão.

3.º Play-off (à melhor de 3 jogos): Jogos entre o vencedor do 2.º Play-off-1B e vencedor do Play-off-2E da I Divisão Elite, para atribuição do título de Campeão Nacional da I Divisão.
2ª FASE: ÚLTIMOS
As equipas classificadas em 9º, 10º, 11º e 12º lugar no final da 1ª fase, disputam uma poule a duas voltas que define a classificação do 9º ao 12.º lugar. 
O último classificado irá disputar o Play-off da 3.ª fase jogando pela permanência na I Divisão.
3.ª FASE PERMANÊNCIA NA I DIVISÃO
Play-off à melhor de três jogos entre o último classificado 2.ª Fase dos Últimos e o vencido do 2.º Play-off - 2B da 2.ª fase: Apuramento do Campeão Nacional da I Divisão. 
O primeiro e terceiro jogo disputa-se em casa do vencido do 2.º Play-off - 2B. 
A equipa vencedora assegura a manutenção no Campeonato Nacional da I Divisão e o derrotado é despromovido à II Divisão.

0 comentários: