sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Série dos Primeiros - Análise de equipas


Inicia-se neste domingo a Série dos Primeiros do campeonato nacional da II divisão, competição onde as Axadrezadas estão inseridas, e que dará acesso à Fase Final. Seis clubes, seis equipas, seis ambições. Eis a análise de equipas:

 CV Lisboa

O CV Lisboa é um candidato assumido ao título de campeão nacional da II divisão, um projecto com créditos firmados e que este ano se viu reforçado com uma equipa técnica experiente e com provas dadas, liderada pelo treinador João Correia. Na primeira fase a equipa de Lisboa obteve 31 pontos, fruto de onze vitórias e apenas uma derrota, na jornada nove frente ao PEL, um percurso quase imaculado que atesta da competência da equipa. Um bom plantel, bem preparado e organizado que entrará na Série dos Primeiros com um objectivo claro, garantir a qualificação para a Fase Final, à semelhança do ano passado, o mais rapidamente possível. Um adversário de grande nível que promete grandes exibições por onde passar.


AE PE Lobato

A equipa da AE PE Lobato, mais conhecido como PEL, volta a marcar presença, com  todo o mérito, na Série dos Primeiros. O sucesso conseguido no ano passado continua a ter seguimento na nova época, um projecto bem alicerçado que tão bons resultados tem conseguido a nível sénior e a nível da formação. Na primeira fase a equipa da margem sul obteve 28 pontos, a apenas três do líder CV Lisboa, e a anos luz do terceiro classificado, a Escola Filipa Lencastre com doze. Durante esta fase obteve nove vitórias e apenas três derrotas, todas elas contra o CV Lisboa, sendo de destacar que foi a única formação que venceu o líder, à 9ª jornada, e por 3-0. O PEL vai entrar na Série dos Primeiros com o objectivo de lutar pela qualificação para a Fase Final, será um adversário a ter conta pois não será de estranhar que se posicione entre os melhores classificados na luta pela fase decisiva.


Académica de Coimbra

É o regresso deste mítico emblema do desporto nacional à Série dos Primeiros depois de na época transacta ter competido na Série dos Últimos. A formação de Coimbra teve uma grande evolução na 1ª fase do campeonato, onde começou com uma derrota em Gondomar frente à Ala e terminou com chave de ouro com uma vitória sobre o líder incontestado, o Boavista FC, num jogo onde já tinha a passagem para a Série dos Primeiros garantida. Foram 20 pontos conseguidos com sete vitórias e cinco derrotas, sendo de destacar que foi a única formação a vencer a equipa Boavisteira. A Académica de Coimbra entra na Série dos Primeiros com o objectivo de se tentar intrometer nos lugares cimeiros da tabela, a concorrência apresenta argumentos mais fortes mas as academistas vão criar muitas dificuldades a todos os adversários, sobretudo nos jogos realizados na cidade dos estudantes, onde algumas equipas irão deixar pontos.
 
CD Juventude Pacense

Eis o regresso à Série dos Primeiro por parte da equipa de Paços de Ferreira, um clube com excelentes resultados nos escalões de formação, mas a nível sénior esteve arredada desta competição na época passada para participar na Série dos Últimos. Uma qualificação conseguida in-extremis numa luta taco-a-taco com o Vitória SC, que ficou selada na última jornada com uma incrível vitória em Guimarães por 2-3. Foram 19 pontos na 1ª fase, menos dois que o lider e mais dois que as vitorianas, fruto de sete vitórias e cinco derrotas. Apesar da qualificação ter sido bastante complicada, as pacenses estão mesmo na Série dos Primeiros e estão prontas para criarem muitas dificuldades a todos os seus adversários, sobretudo nos jogos em Paços de Ferreira, onde apenas as equipas realmente bem preparadas passarão incólumes. A Juventude Pacense nada tem a perder e tudo a ganhar, será um adversário a ter em atenção pois poderá surpreender qualquer adversário e ficar bem classificado na tabela.
 
Asociação Académica São Mamede

A Associação Académica de São Mamede volta a entrar na Série dos Primeiros, à imagem da época passada, com aspirações a marcar presença na Fase Final. Todos os ingredientes estão reunidos, uma estrutura sólida e uma equipa com qualidade que na 1ª fase garantiu o primeiro lugar na sua série, à frente da Juventude Pacense, com oito vitórias e quatro derrotas. Os objectivos estão bem delineados e há condições para serem atingidos, no entanto há que observar o rendimento da equipa quando se deparar com adversários de calibre realmente elevado. As matosinhenses possuem qualidades para vencerem qualquer adversário e serão uma das equipas a ter mais em conta na competição, perfilando-se como candidatas à qualificação para a Fase Final, um sonho há muito desejado no clube de São Mamede Infesta.

1 comentários:

João Silva disse...

Falta referir que o boavista também se reforçou neste mercado de inverno com uma passadora e uma muito boa central e que por isso também asum sem dúvida alguma a candidatura ao titulo...