domingo, 17 de novembro de 2013

Seniores - Panteras vencem em Gondomar em grande jogo de voleibol

Ala Gondomar 2 - 3 Boavista FC
25-23 / 17-25 / 8-25 / 25-22 / 16-18


O Boavista soma e segue no campeonato nacional da II divisão Série B, desta vez a vitória foi conquistada no difícil recinto da Ala de Gondomar, segundo classificado da tabela e com claras aspirações à passagem para a Série dos Primeiros. E se na teoria o jogo tinha um elevado nível de dificuldade, a realidade mostrou isso mesmo, sendo que o triunfo apareceu in-extremis e apenas no 5º set.

Para o jogo em Gondomar o Boavista apresentou a seguinte equipa: 2- Andreia Anselmo, 3- Mariana Pereira, 6- Sofia Pimentel, 9- Rita Losada, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 11- Teresa Pereira, 12- Catarina Martins, 14- Daniela Silva, 16- Helena Monteiro e 18- Mariana.

Depois da derrota da semana passada em Coimbra, a formação da Ala sabia que tinha de entrar muito concentrada no jogo de hoje frente a um adversário directo pela qualificação. E foi exactamente assim que entraram no 1º set, conseguindo que a formação do Boavista ganhasse qualquer vantagem nos momentos iniciais do set, os empates foram-se sucedendo até ao 8-8, momento em que as gondomarenses conseguiram a primeira vantagem digna de algum registo, com o 13-10, algo que as Axadrezadas de pronto deram resposta a preceito obtendo novo empate a 13-13. A Ala vou à carga com uma nova investida que as levou ao 17-14, o que espicaçou as meninas do Bessa, que de súbito deram a volta completa ao "score" passando para 19-20, era a primeira vez que as Axadrezadas passavam para a frente, e logo num momento crucial. Todo o esforço das Boavisteiras e darem a cambalhota no marcador teve o condão de despertar ainda mais a equipa da casa, que com uma ponta final de bom nivel acabaria por fechar o set por 25-23.

Em desvantagem no jogo, era o momento das Boavisteiras terem de mostrar a sua raça, e após o 4-4 inicial as nossas atletas pegaram definitivamente no 2º set do encontro. Uma boa de série de pontos consecutivos, alguns deles com belos pormenores técnicos, levou a nossa equipa a dispor de uma vantagem de 8-12 e posteriormente de 14-19. Cinco pontos separavam os dois conjuntos num momento muito importante do set, e para além da vantagem pontual as Axadrezadas mostravam-se implacáveis em campo, não dando margem de manobra à equipa da casa, que acabaria mesmo por sucumbir ao melhor voleibol praticado pelas meninas de Xadrez por 17-25.

A vitória no set anterior teve um efeito galvanizador muito grande na nossa equipa, que entrou no 3º com tudo o que tem para cima das gondomarenses. Os efeitos tiveram logo expressão no marcador, com uma vantagem de 1-7 que era o espelho fiel do que se passava no recinto, uma equipa do Boavista deliciosamente implacável e destruidora que triturava toda e qualquer aspiração da Ala. Os dez pontos de vantagem no 7-17 já não deixava, nem podia deixar, dúvidas a ninguém, não havia volta a dar perante o jogo da nossa equipa. À equipa de Gondomar restava esperar que o set acabasse o mais rapidamente possível, o que viria a acontecer com um parcial inesperado de 8-25. Um grande set para as Boavisteiras, e de uma grande desinspiração para as gondomarenses.

A portuenses voltaram a entrar melhor no 4º set, conseguindo desde logo uma pequena vantagem de 0-3 e 2-5, mas a Ala desta vez teve arte para responder da melhor maneira, conseguindo igualar o marcador e não se deixando ficar para trás. Os empates mantiveram-se até ao 17-17, momento onde um parcial de 0-3 favorável à nossa equipa as deixava na frente por 17-20, esta vantagem serviu para alarmar as hostes da equipa da casa, que forçou o seu jogo e chegou mesmo ao 20-20 para depois chegar ao 22-22. Tudo empatado na recta final do set, mas um rápido parcial de 3-0 para a Ala fechava o set por 25-22, levando o jogo à negra para grande festa dos seus adeptos presentes no pavilhão.

A motivação estava em alta na equipa de Gondomar, e no 5º set isso traduziu-se em campo, com tudo a sair bem à Ala, e, no sentido inverso, tudo a sair mal às Boavisteiras. De tal forma que a troca de campo no meio tempo técnico deu-se com um parcial de 8-3 favorável às visitadas. No recomeço as Panteras mostraram a sua raça e deixaram bem claro que não se iam dar por vencidas, e num ápice conseguiram recuperar para 9-7, a apenas dois pontos de distância. O jogo estava frenético e agora era a vez da equipa de Gondomar voltar a pontuar, levando o "score" para 12-8 e ficando quase tudo definido, mas o Boavista soube manter-se na corrida até ao fim recuperando para 12-11. O encontro estava de loucos e a Ala conseguiu estar mesmo às portas da vitória quando obteve o 14-12, perante grande festa dos seus adeptos, mas o jogo ainda não estava terminado, e as meninas do Bessa foram ainda buscar forças ao fundo do poço para forçar a ida às vantagens com o 14-14. Nada aconselhável para cardíacos o final do set, com empates que perduraram até ao 16-16, momento em que as raçudas Panteras deram o golpe final com a conquista dos tão almejados dois pontos consecutivos que fecharam o set por 16-18.

Grande jogo em Gondomar entre duas grandes equipas, que voltaram a necessitar de 5 sets para encontrar um vencedor, como havia acontecido no jogo da primeira volta realizado no Fontes Pereira de Melo. Se fosse possível dar a vitória às duas equipas, isso seria o mais justo, mas uma vez que não o é, acabou por vencer o Boavista num jogo impróprio para cardíacos, sobretudo na ponta final do 5º set. Parabéns a ambas as equipas, o Boavista conquista dois pontos, a Ala um ponto e no fim ganhou o voleibol e os espectadores que se deslocaram ao pavilhão. Bem merecida a salva de palmas para as bravas atletas que deixaram tudo em campo de um lado e de outro.

Destaque para a grande presença de adeptos do Boavista em Gondomar, em número superior à equipa que jogava em casa. Muito apoio que no fim acabou por ser de festa pela vitória conquistada.

Na próxima jornada as Axadrezadas deslocam-se à cidade de Coimbra para defrontarem a equipa da Académica. FORÇA PANTERAS!!

0 comentários: