domingo, 27 de outubro de 2013

Seniores - Boavisteiras na liderança depois de vitória na negra

Boavista FC 3 - 2 Ala Gondomar
25-13 / 25-21 / 21-25 / 24-26 / 15-10

A nossa equipa sénior garantiu hoje a segunda vitória da nova época frente à Ala de Gondomar por 3-2. Foi o regresso do voleibol sénior do nosso clube ao pavilhão Fontes Pereira de Melo, bem perto do Estádio do Bessa. Com a vitória de hoje as Panteras passaram já para a liderança da Série B do campeonato nacional da II divisão.

O técnico Prof. José Machado apresentou a seguinte equipa: 2- Andreia Anselmo, 3- Mariana Pereira, 6- Sofia Pimentel, 7- Amanda Rocha, 9- Rita Losada, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 11- Teresa Pereira, 12- Catarina Martins, 13- Rita Santos, 14- Daniela Silva, 16- Helena Monteiro e 18- Mariana.

Frente a frente estavam duas boas equipas, o Boavista, vice-campeão nacional da II divisão, e a Ala de Gondomar, campeã nacional da III divisão na época transacta, ambas vindas de uma vitória na jornada inaugural. No 1º set as Boavisteiras estiveram muito bem, com uma entrada muito forte em jogo que as levou rapidamente a uma vantagem de 7-3, mesmo estando na frente do marcador e sem que as gondomarenses respondessem, as meninas do Bessa nunca baixaram o seu ritmo e continuaram a aumentar a distância pontual. Após os 18-10 já poucas dúvidas restavam no pavilhão acerca do vencedor do set, e foi com grande naturalidade que portuenses venceram por 25-13. Um excelente set neste primeiro jogo em casa.

No 2º set o equilibrio inicial durou apenas até ao 3-3, a partir deste precoce parcial as Boavisteiras pegaram no jogo e chegaram ao 10-6, tudo parecia estar bem encaminhado para a nossa equipa, mas aqui o conjunto da Ala acordou para o jogo e começou a mostrar a sua qualidade, conseguindo desde logo uma boa recuperação para 13-13. Os empates mantiveram-se até ao 18-18, altura em que as Panteras conseguiram dois pontos consecutivos no 21-19, uma vantagem curta mas que acontecia num momento crucial do set, e a equipa de Gondomar sentiu isso mesmo e baixou de imediato os seus niveis de motivação, e aí as Axadrezadas não perdoaram e aplicaram o golpe de misericórida com uma vitória por 25-21. Nova vitória do Boavista, mas o mote para um grande jogo estava dado.

O 3º set voltou a mostrar uma boa entrada do Boavista, com uma vantagem inicial de 5-3, mas desta feita a equipa de Gondomar respondeu de forma célere e muito objectiva, conseguindo dar a volta completa ao marcador, passando para 10-14. A vantagem era de quatro pontos e acessível às nossas atletas, sobretudo quando ainda havia bastante set ainda pela frente, mas a Ala conseguiu manter uma grande frieza e concentração nos momentos em que o Boavista tentava inverter o resultado a seu favor e ainda dilatou a vantagem para 16-22. O esforço final da nossa equipa ainda foi suficiente para atenuar o resultado mas não chegou para impedir a derrota por 21-25.

O set do tudo ou nada era agora, o 4º, o Boavista a lutar pelos três pontos e a Ala a tentar levar o jogo à negra. Os niveis de concentração estavam num patamar bastante elevado, qualquer erro de parte a parte poderia ser fatal para os objectivos traçados. O resultado foi um set bastante equilibrado e bem jogado, com as formações a equivalerem-se em campo e com qualquer vantagem que fosse conseguida a ser imediatamente anulada. Os empates no marcador foram desde o 2-2 até ao 23-23, e não surpreendeu ninguém que se tivesse que recorrer às vantagens para se encontrar um vencedor. E foi nas vantagens que a Ala de Gondomar matou o set com dois pontinhos consecutivos que lhes garantiram a vitória, a ida à negra e pelo menos um ponto no seu pecúlio do campeonato.

Na negra as Boavisteiras entraram melhor, conseguindo um bom parcial de 4-0, o que lhes dava alguma margem de manobra mesmo tendo em conta a forte reacção das gondomarenses. A troca de campo no meio tempo técnico deu-se com vantagem Axadrezada de 8-5. A Ala continuava na luta e chegou mesmo a distar apenas um ponto da nossa equipa no 9-8, o que serviu para lançar o alarme no conjunto do Prof. José Machado, que se via na iminência de perder o encontro, e assim uma forte investida final das Panteras levou-as ao 15-10, garantindo assim uma suada vitória e dois pontos que as colocam na liderança do campeonato de forma isolada.

Vitória muito sofrida mas justa do Boavista num jogo muito competitivo frente a uma boa equipa da Ala que se mostrou sempre muito bem organizada em campo, perfilando-se como grande adversário nas contas para a qualificação para a Série dos Primeiros. Bons jogos se esperam entre estas duas equipas.

Numa equipa completamente renovada, e onde as novas atletas apareceram de cara pintada, destaque para a presença no seis titular da atleta Helena Monteiro, jogadora proveniente dos escalões de formação do Boavista FC e ainda com idade de cadete.

A equipa do Boavista é nova, ainda faltam algumas atletas que recuperam de lesões, mas os primeiros indicios são positivos, falta agora ganhar ainda mais ritmo e entrosamento para que a máquina fique bem oleada. Empenho e luta serão sempre garantidos... o campeonato ainda agora começou, mas prevê-se uma época com muitas alegrias com esta renovada equipa.

Na próxima jornada o Boavista joga novamente em casa, frente a um clube histórico do país, a Académica de Coimbra. É necessário todo o apoio para empurrar esta equipa até à vitória.

FORÇA PANTERAS!!

0 comentários: