domingo, 7 de abril de 2013

Seniores - Panteras de volta à Liderança

Boavista FC 3 - 1 Atlético VC
25-19 / 25-17 / 22-25 / 28-26

E eis que o Boavista voltou à liderança isolada da Série dos Primeiros do campeonato nacional da II divisão. Esta passagem para o topo a uma jornada do fim foi o fruto da vitória no jogo de hoje frente à equipa do Atlético VC no pavilhão Pêro Vaz de Caminha por 3-1.

Jogo entre dois candidatos assumidos ao título que já estavam qualificados para a Fase Final e que entraram em campo para jogarem o jogo pelo jogo com vista ao primeiro lugar isolado. Venceram as Panteras, retribuindo pelos mesmos números a derrota sofrida em VN Famalicão no jogo da primeira volta.

O técnico Paulo Pardalejo apresentou a seguinte equipa: 1- Sofia Azinheira, 3- Rita Santos, 4- Sofia Lima, 6- Sofia Pimental, 7- Amanda Rocha, 8- Joana Ferraz, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 12- Catarina Martins, 14- Joana Fernandes, 16- Mafalda Sousa e 18- Catarina Liz.

A nossa equipa entrou muito bem logo no 1º set, sabendo da importância que uma boa entrada poderia ter no desenrolar do encontro. A vantagem inicial do Boavista de 5-2 foi sendo anulada até ao 10-8, apenas dois pontos de vantagem que acordou novamente as Panteras para estas conseguirem novamente uma vantagem tranquila de cinco pontos no 15-10 e depois no 17-12. As Boavisteiras jogavam bem e conseguiam dominar o forte adversário, e quando venciam por 23-15 já poucas dúvidas haviam acerca do vencedor so set, no entanto um último esforço das famalicenses ainda as levou ao 24-19, um pouco antes do 25º ponto da nossa equipa que fechou o set por 25-19.

Em vantagem no marcador e muito motivadas, foi assim que as meninas do Bessa regressaram ao campo no 2º set, e após o empate a 4-4 pegaram no jogo de forma muito incisiva, jogando bem e conseguindo empolgar o público. Fruto desta situação foi forma rápida com que se chegou a um desequilibrado parcial de 14-6, oito pontos de distância que permitiam encarar o restante set com tranquilidade. Mas a formação do Atlético possui bastante qualidade e a qualquer momento pode voltar a entrar no jogo, e foi isso que aconteceu, uma boa recuperação levou-as a recuperar quatros dos oito pontos de atraso, levando-as ao 19-15. Mas esta recuperação, que não chegou a ser total, teve os seus custos e a equipa decaiu um pouco, colocando-se à mercê das impiedosas Panteras que lhes aplicaram um 25-17.

Tudo parecia bem encaminhado para as Panteras, mas as famalicenses iriam dar o tudo por tudo no 3º set para adiarem a vitória Boavisteira. Após o equilibrio inicial, que durou até ao 8-8, a equipa do Atlético conseguiu uma vantagem de 9-12, três pontos a mais que eram fruto de uma melhoria no rendimento individual e colectivo da equipa. A vantagem manteve-se até ao 14-17, era a altura das Axadrezadas recuperarem, e conseguiram-no no 20-20, deixando tudo em aberto para o final do set. Mas desta feita foi a vez da equipa adversária festejar com uma vitória de 22-25.

Ainda motivada com a vitória do set anterior, a equipa do AVC entrou melhor no 4º set, conseguindo vantagens de 2-5 e 5-8, ao que as vice-campeãs nacionais responderam de súbito com o empate a 12-12 para logo depois passarem para a frente por 16-12. O encontro estava numa das suas fases mais emotivas, e numa nova cambalhota a formação de Famalicão passaria novamente para frente por 18-19, para de seguida a portuenses chegaram ao 21-21. O set chegava à sua recta final e tudo ainda estava por decidir, o AVC esteve em boa posição no 21-23 mas novo empate a 24-24 foi o resultado da reacção Boavisteira. Era a necessidade de se recorrerem às vantagens para se encontrar o vencedor, e foi num clima de muita emotividade e incerteza que o Boavista venceu por 28-26 para festa dos muitos adeptos que voltaram a encher o Pêro Vaz de Caminha.

Acabou por ser um jogo para abrir o apetite para o que vai acontecer na Fase Final entre estas duas boas equipas. Em Famalicão venceu o AVC por 3-1... no Porto venceu o Boavista por 3-1, resta saber como irá ser no jogo da Fase Final! Mas centremo-nos no jogo de hoje, o Boavista foi um justo vencedor e nos dois primeiros sets esteve francamente bem em todos os níveis, incluindo fisicamente. Nos restantes sets, a melhoria do adversário aliado a algum cansaço Boavisteiro levou a um jogo mais equilibrado, que ainda assim não impediu a tão desejada vitória e aos três pontos que colocaram o Boavista no topo da tabela classificativa... parabéns à nossa equipa pela liderança.

A próxima jornada será a última da Série dos Primeiros, mas não será apenas para cumprir calendário, há uma liderança para manter e por isso há que lutar mais uma vez pela vitória. A deslocação ao pavilhão Eduardo Soares, da AAS Mamede, selará o fim da Série dos Primeiros, por isso vamos todos a São Mamede Infesta apoiar o líder... apoiar o Boavista FC. FORÇA PANTERAS!!


0 comentários: