domingo, 14 de abril de 2013

Seniores - Panteras terminam Série dos Primeiros na liderança

AAS Mamede 1 - 3 Boavista FC
19-25 / 15-25 / 26-24 / 21-25

E já está terminada a Série dos Primeiros com o Boavista FC a confirmar o 1º lugar da tabela classificativa. Às meninas do Bessa bastava apenas um ponto para garantir a liderança isolada, mas há uma camisola e um Clube para dignificar, e as Panteras não deixaram os seus créditos por mãos alheias e venceram a equipa da AAS Mamede no pavilhão Eduardo Soares por 1-3.

O último jogo da Série dos Primeiros teve as seguintes protagonistas: 1- Sofia Azinheira, 3- Rita Santos, 4- Sofia Lima, 6- Sofia Pimentel, 7- Amanda Rocha, 9- Rita Matos, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 12- Catarina Martins, 14- Joana Fernandes, 15- Sofia Gomes, 16- Mafalda Sousa e 18- Catarina Liz.

Entraram bem as Axadrezadas no 1º set, a conseguirem logo obter vantagem no marcador, ao que a equipa da casa conseguiu responder empantando a 7-7. De seguida o encontro tornou-se equilibrado, com boavisteiras e academistas a dividirem os pontos entre si, mas a nossa equipa mostrava-se sempre mais sólida e fruto disso foi a vantagem que voltou novamente a dispor no 16-19. Eram apenas três pontos de vantagem, mas a coesão do Boavista não deixou a equipa da casa voltar a entrar no jogo, e foi em bom ritmo que a vitória das portuenses acabou por chegar por 19-25.

O 2º set foi bastante interessante de seguir nos pontos iniciais, com as equipas a jogarem completamente descomplexadas e a equivalerem-se em campo. Esta situação manteve-se até ao 10-10, momento em que as Boavisteiras decidiram pegar definitivamente no jogo, e aí o domínio foi total. Num ápice o Boavista já vencia por 12-20, não deixando margem para dúvidas que as camisolas de Xadrez controlavam as operações em campo. As nossas seniores acabariam mesmo por fechar o set com um desequilibrado parcial de 15-25. Com o 0-2 no marcador e a certeza de pelo menos um ponto conquistado, estava garantida a liderança isolada na Série dos Primeiros. Mas ainda havia um jogo para vencer!

Completamente balanceadas com a vitória do set anterior, as Panteras entraram novamente com tudo no 3º set, conseguindo desde logo uma vantagem de 2-8 que não parava de aumentar com o decorrer do tempo. O controlo era absoluto e total, com o 9-17 o Boavista caminhava em ritmo de cruzeiro para uma tranquila vitória no set e no jogo... nada de mais errado. A equipa da AAS Mamede estava ferida no seu orgulho e queria dar algum ânimo aos seus adeptos neste seu último jogo da época, e assim sendo partiu para uma excelente recuperação. Um parcial de 8-0 levou-as ao já impensável empate a 17-17 e posteriormente à vantagem por 23-21 para grande alegria do seu público. As Boavisteiras estavam atónitas com que havia acontecido, mas ainda teveram força anímica para levar o jogo às vantagens no 24-24, mas aí as matosinhenses voltaram a estar bem e acabariam mesmo por vencer por 26-24.

A equipa da casa ia tentar no 4º set levar o jogo à negra, mas as meninas do Bessa voltaram a entrar melhor em campo conseguindo uma vantagem de 6-9, ao que as visitadas responderam com mais uma boa recuperação que as levou inclusivé à vantagem por 13-12. Cientes da importância de não deixar a equipa academista ganhar muito ânimo, a nossa equipa forçou bastante o seu jogo e em grande esforço físico conseguirem chegar ao 16-23, um resultado que tinha agora que ser muito bem gerido para não permitir a aproximação das adversárias. Essa aproximação acabou mesmo por verificar-se, mas desta vez as Boavisteiras deram o golpe de mesericórdia no parcial de 21-25, vencendo o set e o jogo.

Foi um típico jogo de fim de época, a equipa da AAS Mamede estava no seu último jogo da época e as Boavisteiras já estão com o pensamento na Fase Final. Não tendo sido um jogo brilhante, teve bons momentos de voleibol que conseguem empolgar qualquer assistência. A vitória do Boavista não pode ser colocada em causa, foi superior em todos os aspectos e contra factos não há argumentos. Para a equipa de São Mamede, fica a imagem dada no 3º set, com uma recuperação fantástica que as levou a vencer um set que parecia irremediavelmente perdido.

Termina a Série dos Primeiros, a equipa da AAS Mamede despediu-se da época 2012/2013 e o Boavista FC segue para a Série dos Primeiros juntamente com Atlético VC, CV Lisboa e Clube K. Chegamos ao momento... chegamos ao momento de limpar definitivamente as lágrimas de tristeza pela derrota na final do campeonato da época passada... chegou o momento de trazer para o Bessa aquela linda Taça que no ano passado vimos fugir por entre os dedos. VAMOS A ELE! FORÇA PANTERAS... ESTE É O VOSSO MOMENTO!

0 comentários: