sexta-feira, 26 de abril de 2013

Fase Final 12/13 - Panteras entram com o pé direito na Fase Final

 CV Lisboa 1 - 3 Boavista FC
27-29 / 14-25 / 27-25 / 22-25

E já se iniciou o momento mais esperado da época, a Fase Final, e da melhor maneira possível, a vencer. O jogo de estreia foi ao fim da tarde de hoje frente à equipa do CV Lisboa, terceiro classificado da Série dos Primeiros, e as Axadrezadas venceram por 1-3, garantindo os três primeiros pontos da competição.

Para o primeiro jogo da Fase Final o técnico Paulo Pardalejo apresentou a seguinte equipa: 1- Sofia Azinheira, 3- Rita Santos, 4- Sofia Lima, 6- Sofia Pimentel, 7- Amanda Rocha, 9- Rita Matos, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 12- Catarina Martins, 14- Joana Fernandes, 15- Sofia Gomes, 16- Mafalda Sousa e 18- Catarina Liz.

A prova que nesta competição todas as equipas jogam para vencer o título ficou demonstrada neste 1º set do jogo. O equilíbrio foi nota dominante desde os primeiros parciais do set, empates desde o 3-3, passando pelo 9-9. As lisboetas tinham a lição bem estudada e mostravam grande capacidade na recepção e defesa, o que manietava o ataque das portuenses. Após vários empates o CV Lisboa conseguiu uma importante vantagem de 18-23, deixando todo o público afecto ao Boavista bastante receoso. Só havia uma coisa a fazer, recuperar e rapidamente, e foi exactamente isso que aconteceu, um bom parcial de 0-5 colocava o marcador em 23-23. Não surpreendeu ninguém a necessidade de se recorrer às vantagens para se encontrar o vencedor do set, e foi num ambiente muito emocionante e com muitos nervos à mistura que as Panteras venceram por 27-29. Ponto negativo neste set, a lesão de Catarina Liz, que a impediu de continuar no restante jogo, uma baixa de peso.

O 2º set voltou a iniciar-se com algum equilíbrio entre as formações, no entanto essa situação esfumou-se completamente quando as Axadrezadas forçaram o seu jogo e o CV Lisboa baixou o seu rendimento. A vantagem começou a ser ampliada aos poucos, os parciais 7-13, 8-15 e 9-17 são disso exemplo. As meninas do Bessa  jogavam tranquilamente e aproveitavam bem os erros da equipa da capital, e foi num clima bastante tranquilo que se chegou ao 11-20 e 13-24, exactamente antes do ponto Boavisteiro que viria a fechar o set por 14-25.

Para não fugir à regra, o 3º set iniciou-se com ambas as equipas a dividirem os pontos entre si nos parciais, no entanto após o 8-8 as portuenses conseguiram uma vantagem de 8-10, ao que as lisboetas contra-responderam com um 15-13 e depois 19-16. Os três pontos de desvantagem foram recuperados no parcial de 19-19, e partir daqui os empates viriam a suceder-se com o passar do tempo. Houve a necessidade de se recorrer às vantagens para se encontrar um vencedor, e foi nesse momento que o CV Lisboa teve arte e engenho para obter os tão preciosos dois pontos, no 27-25. Era o primeiro set ganho pelo CV Lisboa na competição, e em sentido inverso era o primeiro set perdido nesta Fase Final para as comandadas por Paulo Pardalejo.

As Panteras estavam cientes que não poderiam perder novamente, sob o risco de terem de jogar a negra. E o 4º set voltou a ser interessante de seguir, com bastante equilíbrio em campo, situação que se manteve do inicial 3-3, passando por 10-10 e 15-15. O parcial de 20-20 chegou e neste momento tudo era possível, e foi aqui que a nossa equipa respondeu bem, conseguindo pontuar sem que as adversárias o conseguissem, e foi assim que obtiveram o 22-25 final, para o autêntico rubro dos muitos adeptos do Boavista que coloriam as bancadas do pavilhão.

Missão 1/3 cumprida com êxito absoluto, uma vitória. Um triunfo bastante suado frente a uma equipa que voltou a mostrar credenciais para fazer boa figura nesta Fase Final. A equipa do CV Lisboa mostrou que se preparou muito bem para este jogo especificamente, e estão de parabéns por isso... há que contar com esta equipa para as contas finais. As Axadrezadas mesmo não fazendo um jogo brilhante, cumpriram com o que lhes foi pedido, a vitória e os três pontos, e estão também de parabéns pelo objectivo atingido. Vitória muito importante que garante desde já o primeiro lugar da tabela classificativa, depois da vitória do Atlético VC sobre o Clube K por 3-2. Missão cumprida, amanhã há nova batalha a travar pelas 16h00 no mesmo local.

Palavra para os muitos adeptos Boavisteiros que se deslocaram a VN Famalicão para apoiarem as Panteras. Momentos houve em que o Boavista estava a jogar em casa... um ambiente simplesmente extraordinário digno de ser visto e revisto.

Para amanhã, pelas 16h00, o Boavista FC joga contra a equipa do Atlético VC, um jogo onde a vitória é primordial. Portanto não há que enganar, todos a Famalicão! FORÇA PANTERAS!!

0 comentários: