domingo, 3 de março de 2013

Seniores - Panteras regressam às vitórias

Boavista FC 3 - 1 AAS Mamede
28-26 / 27-25 / 22-25 / 25-21
 
As nossas Panteras do escalão sénior regressaram hoje às vitórias na Série dos Primeiros do campeonato nacional da II divisão. À derrota sofrida na semana passa em Famalicão as Boavisteiras responderam com uma vitória por 3-1 sobre a AAS Mamede, três importantes pontos que ditaram o regresso à liderança isolada da competição do Boavista.

O técnico Paulo Pardalejo apresentou a seguinte equipa: 1- Sofia Azinheira, 3- Rita Santos, 4- Sofia Lima, 6- Sofia Pimentel, 7- Amanda Rocha, 8- Joana Ferraz, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 12- Catarina Martins, 14- Joana Fernandes, 15- Sofia Gomes, 16- Mafalda Sousa e 18- Catarina Liz.

O 1º set iniciou-se de forma bastante equilibrada, com as equipas a dividirem os pontos entre si em grande parte dos parciais, 3-3, 9-9 e 14-14 são disso exemplo. A aplicação das atletas era total por parte dos dois emblemas, e o jogo decorria de forma animada mesmo sem ser particularmente exuberante. Na recta final do set a formação de Matosinhos conseguiu uma importante vantagem de 20-23, e de repente tudo parecia perdido para as Axadrezadas, mas uma rápida e eficaz resposta levou-as ao empate a 23-23 e posteriormente a 24-24, sendo necessário recorrer às vantagens para se encontrar o vencedor, e foi aí que as Panteras resolveram o set por 28-26.

Não houveram grandes alterações no 2º set em relação ao anterior, as equipas voltaram a encaixar na perfeição uma na outra, e fruto disso foi novo jogo equilibrado de parte a parte. Após o empate a 9-9 as academistas conseguiram colocar o marcador em 11-14, ao que as meninas do Bessa responderam com um parcial de 4-0, passando para a frente por 15-14 e depois 19-16, uma vantagem de apenas três pontos mas muito importante nesta fase do set. No entanto a AAS Mamede deu o tudo por tudo e logrou chegar ao empate a 22-22, para depois voltar a forçar o set a ir às vantagens no 24-24. À imagem do set anterior, as Boavisteiras voltaram a levar a melhor nas vantagens por 27-25.

Novo início equilibrado no 3º set entre Boavista e AAS Mamede, no entanto as visitantes quando venciam por 10-12 ganharam muito ânimo, o que as levou a uma vantagem de quatro pontos no 16-20, ao que as Axadrezadas responderam com parcial de 3-0 que equilibrava novamente o resultado em 19-20. Tudo parecia caminhar para novo final empolgante, mas as matosinhenses não permitiram que tal acontecesse e venceram por 22-25.

O Boavista estava proibído de perder pontos, e para isso tinham que vencer este 4º set do encontro, e logo entraram com a garra da Pantera para um fulgurante 8-0 que animava as bancadas cheias do Pêro Vaz de Caminha. Em grande desvantagem no marcador e sem nada a perder, a formação de São Mamede Infesta foi jogando sem pressões ponto a ponto, e perante algum adormecimento Boavisteiro foram-se aproximando perigosamente no marcador, chegando mesmo a distar apenas um ponto da nossa equipa no 19-18, sete pontos recuperados pelas academistas que voltavam a entrar na luta pela vitória do set. No entanto esta recuperação das visitantes teve os seus custos, pois quando seria necessário mais algum esforço para passar para a frente do marcador, as academistas claudicaram e ficaram à mercê de um Boavista ávido pela vitória, o que acabou por acontecer por 25-21.

Vitória que teve tanto de justa como de importante para as Boavisteiras frente à AAS Mamede. As matosinhenses apesar de se encontrarem na última posição deram bastante luta, dando a ideia que na segunda volta tudo irão fazer para tentarem alcançar o terceiro lugar da tabela, e tudo ainda é possivel. A nossa equipa, com algumas baixas no início do jogo e duas lesões durante o mesmo, não jogou de forma exuberante mas cumpriu com o objectivo principal, vencer. Uma vitória que, mercê do resultado do Atlético VC em Lisboa, garantiu o regresso do Boavista à liderança isolada da Série dos Primeiros depois de apenas uma semana no segundo posto. Missão cumprida com êxito.   

Uma palavra de apreço ao corpo clínico da AAS Mamede, que rapidamente se prontificou a assistir duas atletas do Boavista FC que se lesionaram durante o jogo, Joana Fernandes e Amanda Rocha. Um gesto sempre digno de realce e que engrandece instituições e o desporto nacional.

Para além do muito público que apoiou o Boavista, um destaque para o grupo de dança que animou os espectadores no final do 1º set. Algo diferente e bonito de se ver nos pavilhões.

Na próxima jornada as Panteras desloca-se ao complicado reduto do Vitória SC na Cidade-Berço, jogo marcado para as 17h00 do próximo Domingo. FORÇA PANTERAS!!  
 

0 comentários: