domingo, 3 de fevereiro de 2013

Seniores - Panteras estreiam-se com vitória na Série do Primeiros

Boavista FC 3 - 1 Vitória SC
25-14 / 25-15 / 23-25 / 25-20

A nossa equipa de seniores iniciou da melhor maneira a sua participação na Série dos Primeiros, a vencer no Pêro Vaz de Caminha a formação do Vitória SC por 3-1, o que lhe garantiu os primeiros três pontos da competição frente a um adversário com legítimas aspirações.

Para a recepção ao Vitória SC o técnico Paulo Pardalejo apresentou a seguinte equipa: 1- Sofia Azinheira, 3- Rita Santos, 4- Sofia Lima, 6- Sofia Pimentel, 7- Amanda Rocha, 8- Joana Ferraz, 9- Rita Matos, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 12- Catarina Martins, 14- Joana Fernandes, 16- Mafalda Sousa e 18- Catarina Liz.

As Panteras entraram com tudo no 1º set, com toda a sua qualidade, com todo o seu querer, com toda a sua raça e empurrada pelo entusiasta público que encheu as bancadas do Pêro Vaz de Caminha, encostaram desde cedo a equipa do Vitória às cordas sem a deixar respirar. Tudo corria bem às Axadrezadas que jogavam muito bem e deliciavam os espectadores com pormenores de classe dignos de serem vistos e revistos. As vimaranenses, reconhecidamente uma equipa bem preparada e com qualidade, sufocavam à exuberante exibição das portuenses. O resultado acabou por ser o espelho do que se passou em campo, vitória por 25-14 para o Boavista.

O 2º set iniciou-se de forma equilibrada, com os pontos a serem repartidos entre as duas equipas, mas sempre com vantagem para as Axadrezadas, 11-8 e 12-10 são disso exemplo. As Boavisteiras jogavam de forma mais calma e as vimaranenses já conseguiam colocar em campo o seu jogo. No entanto a nossa equipa voltou a ficar endiabrada e caír com toda a força sobre a equipa de Guimarães, e o resultado disso foi o avolumar da diferença no marcador para 19-12. O clima de grande festa voltava em grande e as lideres da Série dos Primeiros voltavam a não deixar margem de manobra às visitantes até ao 25-15 final.

Estava tudo bem encaminhado para o Boavista somar desde já os três pontos da vitória, mas no 3º set a equipa de Guimarães entrou disposta a impor o seu jogo e a mostrar a sua qualidade. A vantagem das vitorianas começou a ser desenhada desde os primeiros parciais do set, na frente por 1-4 e posteriormente por 4-10, era a vez das Panteras estarem em dificuldades no jogo sem conseguirem responder a preceito. Surpresa geral, ou talvez não, quando a equipa do Vitória estava na frente por 8-17, nove pontos de vantagem que seriam muito difíceis de recuperar. Mas mesmo estando em desvantagem as Axadrezadas nunca atiraram a toalha ao chão, e seguindo as instruções do técnico, jogando ponto a ponto sem olhar para o marcador, encetaram uma fantástica recuperação que as levou a distar apenas três pontos no 15-18. Neste momento tudo era possivel, mas as adversárias voltaram a conseguir pontuar no momento certo e chegaram ao 20-24, e nem isso demoveu as Boavisteiras de ainda tentarem chegar à vitória, caindo apenas no 23-25.

Com a vitória no set anterior a equipa minhota estava agora moralizada e iria tentar levar o jogo à negra, conseguindo desde logo pontuar na cidade do Porto. As portuenses iriam ter que estar à altura neste 4º set para garantirem os três pontos, e entraram bastante bem em campo, a dominarem o encontro e a pontuarem a um bom ritmo, tudo corria como planeado. A vantagem conseguida de 12-5 deixava uma margem de manobra muito tranquila para a equipa da casa, no entanto tudo mudou de figura quando uma forte reação das vimaranenses as levou ao empate a 16-16 fruto de um parcial de 4-11. Pairava agora no ar uma certa incerteza acerca do vencedor do set, altura para o treinador Pardalejo chamar a sua equipa ao banco afim de lhes transmitir a serenidade necessária para enfrentar esta situação, e o resultado foi imediato, um impotantíssimo parcial de 4-0 colocava o marcador em 20-16 e aliviava a tensão nas bancadas. Mas as vitorianas não se davam por vencidas e voltaram à carga conseguindo o 21-20, o que colocou a nossa equipa em alerta máximo e lhes deu a força para fecharem, finalmente, o set por 25-20.

Vitória justa das Axadrezadas num bom jogo de voleibol, as Panteras souberem ser superiores e as vimaranenses souberam responder no momento certo de forma a dar muita vivacidade a um encontro entre dois emblemas históricos do panomara despotivo português. Vitória para o Boavista, melhor início era impossivel, três pontos muito importantes que servem para alargar a distância para o segundo classificado depois dos resultados verificados nos outros jogos de hoje. Quanto ao Vitória SC, mostrou que tem uma boa equipa e que tem legítimas aspirações à qualificação para a Fase Final.

No próximo Domingo as Axadrezadas deslocam-se pela primeira vez na época à capital para defrontarem a equipa do CV Lisboa, equipa que vem de uma moralizadora vitória em São Mamede e que ocupa o 2º lugar da tabela. Um jogo difícil... mas para vencer! FORÇA PANTERAS!!


0 comentários: