sábado, 23 de fevereiro de 2013

Seniores - Panteras sofrem primeira derrota na Série dos Primeiros

Atlético VC 3 - 1 Boavista FC
25-27 / 25-22 / 25-16 / 25-17

E ao quarto jogo na Série dos Primeiros as nossas Panteras sentiram o sabor da derrota. Depois da vitória para a Taça de Portugal no pavilhão das Lameiras, desta vez foi a equipa do Atlético VC levar a melhor por 3-1, amealhando os três pontos em disputa e colando-se ao Boavista no topo da classificação com 16 pontos.

O técnico Paulo Pardalejo apresentou a seguinte equipa: 1- Sofia Azinheiro, 3- Rita Santos, 4- Sofia Lima, 6- Sofia Pimentel, 7- Amanda Rocha, 9- Rita Matos, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 12- Catarina Martins, 14- Joana Fernandes, 15- Sofia Gomes, 16- Mafalda Sousa e 18- Catarina Liz.

O jogo iniciou-se um pouco depois da hora prevista, o que não retirou ânimo à nossa equipa, que entrou bem no 1º set, conseguindo desde bem cedo uma vantagem de dois pontos que se manteve até ao 3-5, altura em que a equipa do AVC conseguiu anular a desvantagem e chegou ao 7-7. Cientes da importância de não deixar o adversário se moralizar, as Axadrezadas voltaram à carga, e jogando bastante bem, conseguiram uma importante vantagem de cinco pontos no 10-15. Em clara desvantagem no marcador, as famalicenses deram o tudo por tudo e lograram obter novo empate a 15-15, o que dava novo ânimo ao jogo entre estas duas boas equipas. Num encontro de parada e resposta, as meninas do Bessa voltariam ao domínio em campo e à vantagem por 16-20, quatro pontos de vantagem num momento crucial do jogo, ao que a equipa da casa voltou a responder com novo empate a 22-22 para depois passar mesmo para a frente no 24-23, naquela que seria a primeira vez que se encontrava em vantagem em todo o set. Foi mesmo necessário recorrer às vantagens para se decidir o vencedor do set, e foi num clima de grande competitividade que Boavisteiras conseguiram mesmo levar a melhor por 25-27. O Boavista estava na frente num pavilhão muito complicado.

As nossas seniores estavam moralizadas com a vitória e entraram muito bem no 2º set, conseguindo uma boa vantagem de quatro pontos no 3-7, tudo parecia correr de feição. Mas a formação da casa nunca se limitou a ver jogar, e com uma forte resposta conseguiram anular a desvantagem para logo depois pegarem na liderança no marcador no 12-10, esta grande recuperação foi um dos pontos chave do set pois moralizou a equipa da casa. Ainda assim as portuenses equilibraram contas com o empate a 15-15, mas o parcial de 7-2 favorável às famalicenses colocava o marcador em 22-17 e destroçou por completo o Boavista, que o melhor que conseguiu foi anular a desvantagem para três pontos no 23-20, não sendo o suficiente para evitar a derrota por 25-22. O jogo estava empatado, mas este set teve o condão de acordar a equipa do AVC para uma noite onde tudo iria correr pelo melhor.

O 3º set iniciou-se de forma equilibrada, ambas as equipas sabiam da importância deste set e entraram muito cautelosas em campo. As vantagens iam-se dividindo entre ambos os clubes até ao empate a 9-9, momento em que um parcial de 4-0 para o AVC iria ditar uma vantagem de 13-9, o que lhes acabaria por dar grande ânimo, pois nunca mais permitiram uma recuperação às nossas Panteras. Era o início de uma noite para relembrar para as visitadas, puxando de todas as suas qualidades técnicas e aptidões físicas, manietaram completamente o jogo das Boavisteiras, não lhes dando espaço para qualquer tipo de reacção, a tudo isto juntava-se o já famoso ataque fortíssimo das famalicenses, que conseguia ser muito eficaz. O técnico Paulo Pardalejo mexia na equipa mas pouco havia a fazer, o Atlético estava em vantagem e conseguia ampliá-la com o decorrer do set, do 19-15 ao 25-16 foi uma questão tempo. Era a certeza dos primeiros pontos perdidos pela nossa equipa na Série dos Primeiros.

O 4º set inciava-se assim, com o AVC em estado de graça e com as Panteras em baixo em termos de ânimo, e tudo isso se traduziu no marcador, com vantagem desde cedo para a equipa de VN Famalicão, 7-2, 10-4 e 12-6, que não deixava grandes perspectivas para a nossa equipa. Tudo saía bem à equipa da casa, que explorava muito bem os espaços no campo das Boavisteiras, que por seu lado não se conseguiam libertar do seu estado de letargia, nem mesmo com os cânticos dos adeptos que se delocaram ao pavilhão das Lameiras. Foi em grande festa dos seus animados seguidores que o Atlético chegou à vantagem de 22-11, onze pontos de desvantagem que deixava ferido o orgulho das Axadrezadas, que numa grande demonstração de dignidade ainda tiveram forças para um parcial de 2-6, atenuando o resultado para 24-17, mesmo antes do ponto final das famalicenses. Resultado final de 25-17 e uma grande festa para a equipa da casa.

Ao quarto jogo o Boavista sofreu a sua primeira derrota na Série dos Primeiros, nada a obstar, foi uma justa vitória para o Atlético VC que mostrou o porquê de ser um sério candidato ao título nacional da II divisão, uma excelente equipa que esteve sempre muito organizada e que entrou em campo com a lição bem estudada, a tudo isso soma-se uma noite "sim" para as famalicenses, onde tudo lhes correu de feição. As Panteras estiveram abaixo das suas capacidades, sobretudo nos 3º e 4º sets, onde a quebra foi mais notória perante uma equipa que não costuma perdoar os adversários quando estes quebram. A derrota é perante um rival directo, é verdade, mas não pode alterar o rumo traçado no início da época, há que continuar o longo caminho superando este percalço já no próximo fim de semana.

Palavra de apreço aos muitos adeptos Axadrezados que se deslocaram a VN Famalicão para apoiarem o seu Clube, saíram tristes com a derrota, o que não os demoveu de cantarem orgulhosamente o hino do Boavista FC juntamente com a equipa no final do jogo. Cantar o hino depois de uma derrota é sinal que ninguém se esquece das inúmeras vezes que já se cantou, e ainda se irá cantar, o hino depois de uma vitória. Fair Play na derrota faz parte do desporto, e disso o Boavista FC não abdica.

Na próxima jornada as Panteras recebem a equipa da AAS Mamede no Pêro Vaz de Caminha, um jogo importante no fecho da primeira volta da Série dos Primeiros. FORÇA PANTERAS!!

0 comentários: