domingo, 13 de janeiro de 2013

Seniores - Panteras perdem pela primeira vez na época

Boavista FC 2 - 3 SC Espinho
22-25 / 25-13 / 26-28 / 25-14 / 13-15

E ao 11º jogo para o campeonato nacional, e o 12º oficial, as Panteras do nosso escalão sénior foram derrotadas. Depois da excelente vitória de ontem em Famalicão para a Taça de Portugal, o primeiro desaire aconteceu esta tarde no pavilhão Pêro Vaz de Caminha, por 2-3, frente à equipa do SC Espinho, também ela moralizada depois da vitória sobre o SC Braga em jogo também da Taça de Portugal, um resultado que ainda assim garantiu mais um ponto para as Boavisteiras no seu pecúlio da Série B da II divisão.

O Boavista FC apresentou-se em campo com a seguinte equipa: 1- Sofia Azinheira, 2- Ana Fernandes, 3- Rita Santos, 4- Sofia Lima, 6- Sofia Pimentel, 7- Amanda Rocha, 10- Mariana Teixeira (Cap.), 12- Catarina Martins, 14- Joana Fernandes, 15- Sofia Pimentel, 16. Mafalda Sousa e 18- Catarina Liz.

O 1º set começou com a equipa Boavisteira em grande estilo, a dominar o jogo e a conseguir uma boa vantagem de 8-2 desde bem cedo, tudo parecia correr de feição às Panteras, mas uma pronta reacção das espinhenses levou-as a recuperar no marcador de tal forma que passariam mesmo para a frente no parcial de 9-10. Agora em desvantagem a nossa equipa nunca perdeu o norte e logrou regressar ao comando por 15-14, no entanto a equipa da Costa Verde mantinha-se sempre alerta sem deixar a nossa equipa fugir no marcador. Após o empate a 17-17, um parcial de 1-4 favorável às visitantes colocava-as na frente por 18-21, situação à qual as Boavisteiras não antídoto para contrariar perante a férrea vontade do SC Espinho em aguentar a vantagem. E foi mesmo a equipa de Espinho a vencer o 1º set por 22-25.

Depois da derrota no anterior set anterior as Axadrezadas sentiram-se feridas no seu orgulho, e no 2º set voltaram a entrar com tudo em cima do SC Espinho e rapidamente obtiveram uma confortável vantagem de 12-4 e posteriormente de 15-6. Mesmo jogando sem a exuberância de outros jogos, toda a qualidade da nossa equipa ficava bem demonstrada na forma fluída e bem delineada como jogava. Com o passar do tempo o marcador ia ficando cada vez mais desnivelado até chegarmos à recta final com o parcial 22-9, era apenas uma questão de tempo para as meninas do Bessa vencerem o 2º set, e a vitória acabou mesmo por chegar por 25-13.

No 3º set a formação do SC Espinho entrou muito bem, conseguindo um precoce parcial de 0-6, uma vantagem que seria muito importante no desenrolar do set, uma vez que as espinhenses souberam gerir e manter esta vantagem durante bastante tempo. Após o 15-19, uma boa recuperação da nossa equipa levou-as a empatar a 20-20, para depois chegarem mesmo à vantagem de 21-20, estava tudo em aberto quanto ao vencedor do set. Os empates seguiram-se até ao 24-24, levando o jogo às vantagens, e foi aí que o SC Espinho foi mais eficaz vencendo por 26-28. Era o segundo set perdido pelas Boavisteiras e a certeza dos primeiros pontos perdidos no campeonato.

Neste momento já era impossível garantir os três pontos, mas ainda havia uma vitória para conquistar, e foi com esse pensamento que as meninas do Bessa entraram no 4º set, decididas a levar o jogo a ser decidido no 5º set. O equilíbrio neste set resume-se apenas ao 2-2 inicial, daí para a frente as Axadrezadas pegaram no jogo e dominaram-no com algum à vontade. O marcador ia ditando pontos para o Boavista a uma grande velocidade, e os parciais de 10-4 e 16-8 já deixavam antever um set onde as Panteras não iriam dar margem de manobra às adversárias. Quando o score já ditava uma vantagem de dez pontos no parcial de 22-12, era apenas uma questão de gerir o tempo e iniciar a preparação para a negra. A vitória acabou mesmo por surgir por 25-14 e a necessidade de recorrer ao 5º set para encontrar o vencedor do jogo.

Na negra, o 5º set, a equipa do SC Espinho entrou um pouco melhor, estando na frente por 0-4, ao que as Boavisteiras conseguiram recuperar para 5-6, mas sem nunca conseguirem passar para a frente. A troca de campo no meio tempo técnico deu-se com 5-8 favorável às espinhenses, os parciais iam passando sem que a nossa equipa conseguisse de facto passar para a frente, 7-10, 9-12 e 10-13 são disso exemplo. O grande esforço final do Boavista acabou por não sortir efeito pois o 15º ponto do SC Espinho acabou mesmo por cair. Foi uma grande festa na equipa da Costa Verde, tinham acabado de derrotar o Boavista FC pela primeira vez na época, sempre digno de registo.

O que há a dizer deste jogo? O SC Espinho acabou por vencer, mas nos sets em que perdeu o resultado foi muito pesado, sinal que as Boavisteiras poderiam também ter vencido o jogo de hoje, como venceram os anteriores três jogos entre estes emblemas. Mas o que vai ficar para a história é a vitória do SC Espinho, e estão de parabéns pois foi uma equipa que acreditou sempre que era possível vencer no Pêro Vaz de Caminha, lutando com tudo até ao último ponto e sempre contra a melhor qualidade técnica das Boavisteiras, e todo esse esforço foi recompensado com uma digna vitória. No entanto a vitória de hoje teve também um sabor amargo, pois com a vitória da Académica de São Mamede em Coimbra as espinhenses viram goradas todas as hipóteses de qualificação para a Série dos Primeiros a uma jornada do fim. Segue para a Série dos Últimos uma equipa que seria interessante de seguir na Série dos Primeiros.

Para as Boavisteiras fica a primeira derrota, num fim de semana onde garantiram a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal, um misto de sentimentos. Num jogo onde a nossa equipa não esteve particularmente inspirada, a derrota em nada afecta o rumo traçado no início da época, a liderança continua, e continuará, inconstestada e a qualificação para a Série dos Primeiros há muito que já está garantida. Estamos tristes pela derrota, pois claro que sim, mas feliz da equipa que só sentiu a primeira tristeza da época ao 12º jogo oficial, e isso ficou demonstrado com a salva de palmas de todos os adeptos Boavisteiros no final do encontro. Continuamos fortes no nosso objectivo, siga para o próximo jogo!

No próximo Domingo as Boavisteiras regressam à cidade dos estudantes para defrontarem a Académica de Coimbra, num jogo para cumprir calendário o objectivo será o de sempre, vencer e dignificar a camisola do Boavista FC. FORÇA PANTERAS!!    

0 comentários: