Boavista FC - Temos Tradição no Voleibol Português.

34 Anos a formar atletas sob o lema "Aprender, Praticar e Vencer.

Boavista FC tem novos equipamentos para Época 2016-2017

Todo o voleibol axadrezado será equipado pela conceituada marca Cofides (POR).

Prof. José Machado assume novo desafio

Prestigiado técnico português é o novo coordenador técnico do voleibol axadrezado

Panteras têm novo treinador principal

Prof. Carlos Simão é o novo "timoneiro" das seniores axadrezadas

Destaque semanal

Iniciadas vencem primeiro jogo oficial da época 2016-2017

domingo, 30 de outubro de 2011

Seniores - Panteras somam e seguem depois de baterem o SC Espinho por 3-1


Boavista FC 3 - 1 SC Espinho
25-21 / 20-25 / 25-12 / 25-18


As nossa equipa sénior disputou hoje a 2ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Num jogo em que a exibição das nossas Panteras não foi das melhores, a deslocação dos muitos boavisteiros ao Pavilhão Pêro Vaz de Caminha, valeu pelos 3 pontos alcançados pela equipa, reforçando a liderança na zona norte.

O 1º set foi o melhor de todos, ainda que o resultado possa não o dar a entender. Algumas jogadas de nível por parte das duas equipas deixavam antever um bom encontro, o que não viria a acontecer. As Panteras dominaram o set, mas a equipa da Costa Verde mostrou que também queria ganhar e pontuar fora de portas. A vitória acabaria por cair justamente para o Boavista. 25-21 foi o resultado final.

No 2º set a apatia tomou conta do jogo. Exibição apagada das Axadrezadas fez gelar o pavilhão que assistiu incrédulo à derrota no set por 20-25. Da apatia axadrezada se aproveitou e bem a equipa espinhense que relançava o jogo.

No 3º set as Panteras entraram determinadas a vencer, o que acabou por acontecer pelo resultado de 25-12. Resultado algo enganador no que diz respeito ao que se passou em campo. Jogadas sem brilho, alguns erros infantis acabaram por estragar o espectáculo que se expectava nas bancadas.

O 4º set não foi muito diferente do 3º, novamente sem jogadas de grande nível, mas as Panteras acabaram por vencer por 25-18, garantindo assim os 3 pontos e reforçando o primeiro lugar.

Jogo sem muito a dizer, ninguém tira o mérito da vitória à nossa equipa, que realmente fez por vencê-lo, mas o facto é que se esperava um nível de jogo semelhante ao da semana passada ou ao de alguns jogos de pré-época. Para a semana as panteras voltam a jogar em casa, recebem a equipa do Vitória SC, e temos a certeza que será diferente e que nos vão brindar com uma grande exibição. FORÇA PANTERAS!




Juvenis - Panteras começam com vitória na negra



Boavista FC 3 - 2 Col. Rosário

A nossa equipa de Juvenis iniciou a sua participação no campeonato nacional de juvenis na época 2011/2012. As Axadrezadas receberam na tarde de hoje a equipa do Colégio do Rosário no pavilhão Pêro Vaz de Caminha. A suada vitória por 3-2 ditou o primeiro triunfo da época logo no primeiro jogo.

Foi um jogo bastante disputado entre duas boas equipas. As Panteras foram quase sempre superiores às suas adversárias, mas as forasteiras conseguiram ter arte e engenho para forçar a nossa equipa a discutir a vitória num 5º set.

Na negra as Boavisteiras conseguiram colocar em campo a sua superioridade e venceram justamente, conseguindo assim o primeiro triunfo da época logo no jogo de estreia.

Terão sido 2 pontos ganhou ou 1 ponto perdido? Só com o decorrer do tempo de saberá, mas uma coisa é certa, sabe muito bem começar a ganhar, e as Panteras fizeram-no, e com todo o mérito. 

Na próxima jornada as Axadrezadas deslocam-se ao pavilhão do CDRJ Anreade com o pensamento na segunda vitória. FORÇA PANTERAS!!



Iniciadas - Panteras perdem em Vila do Conde


GC Vilacondense 3 - 0 Boavista FC
25-13 / 25-7 / 25-12

A nossa equipa de Iniciadas iniciou hoje manhã a participação no campeonato regional da Associação de Voleibol do Porto. A primeira jornada levou as Axadrezadas a Vila do Conde para defrontar a sempre complicada formação do GC Vilacondense. A equipa da casa conseguiu superiorizar-se à nossa equipa dentro de campo e venceu por 3-0.

Logo no primeiro set a equipa da casa mostrava a sua qualidade perante as nossas Panteras que estiveram em campo sempre com uma grande atitude e sempre aguerridas, no entanto todo o empenho das Boavisteiras não foi suficiente para evitar a derrota no set por 25-13.

Quanto ao 2º set pouco há para dizer, a marcha do marcador foi sendo comandada desde cedo pelas vilacondenses e foi sendo aumentada com o decorrer do jogo. As Panteras bem que lutaram, mas a diferença pontual já era muito difícil de recuperar, e assim sendo a equipa do Vilacondense venceu por 25-7.

No 3º e último set as nossas Boavisteiras conseguiram melhorar a prestação em relação ao set anterior, ainda assim todo o esforço do Boavista esbarrava na boa organização da equipa da casa que voltaria a vencer por 25-12, ganhando assim o jogo por 3-0.

Que se pode dizer deste jogo? Por um lado a vitória do GC Vilacondense não pode ser posta em causa, no entanto pode-se afirmar que o resultado acaba por não traduzir na totalidade o que se passou em campo, a união, o empenho e a garra que as Boavisteiras demonstraram em campo não teve reflexo no marcador e sobretudo nos resultados parciais. Os números finais foram demasiado penalizadores para as Panteras.

Na próxima jornada, que se realiza já na próxima terça-feira, as nossas Iniciadas vão receber no Pêro Vaz de Caminha a também complicada formação do Esmoriz GC em jogo da 2ª jornada. FORÇA PANTERAS!!

Infantis - Panterinhas vencem na sua estreia absoluta



Boavista FC 3 - 1 Esmoriz GC
25-20 / 25-19 / 19-25 / 25-8

As nossas Panterinhas do escalão de infantis estrearam-se da melhor maneira no Campeonato Regional da Associação de Voleibol do Porto vencendo a equipa B do Esmoriz GC por 3-1.

Entraram algo nervosas ambas as equipas, talvez fruto da inexperiência e do peso da responsabilidade que agora enfrentam neste escalão. 

As atletas boavisteiras começaram bem, a dar boa conta de si, vencendo o 1º set por 25-20. A alegria da equipa era contagiante e estendeu-se até às bancadas do pavilhão Pêro Vaz de Caminha, onde os pais e amigos se apresentaram em força para dar todo o apoio. O primeiro contacto não podia ter sido melhor, agora as Panterinhas queriam mais.

E assim foi, no 2º set, apesar de terem começado mal, com algumas falhas, eis que as nossas pequenas atletas dão a volta ao resultado e partem para uma vitória por 25-19. Estava feito o 2-0 e a equipa começava a acreditar na vitória.

Mas nada estava ganho e prova disso foi a justa vitória do Esmoriz no 3º set por 19-25. A derrota no 3º set teve um efeito avassalador na equipa Axadrezada que entrou no 4º set determinada a vencer e quando as nossas Panteras estão determinadas o que é que acontece? Jogam bem. Com um grande jogo e com muitas falhas corrigidas, as Panteritas dominaram o set vencendo por 25-8. O jogo estava ganho e as nossas pequenitas não podiam estar mais contentes.

Foi uma boa vitória das nossas infantis, um grande começo de época, agora é altura de continuar a trabalhar porque nada se alcança sem trabalho. FORÇA PANTERINHAS!

Uma palavra de mérito ao árbitro da partida que teve uma atitude extremamente pedagógica perante as duas equipas, contribuindo para uma evolução favorável do jogo e das equipas.

Seniores - Antevisão do técnico Paulo Pardalejo à recepção ao SC Espinho


"Domingo temos o segundo jogo do campeonato e o primeiro em nossa casa. Queremos manter a boa prestação da semana passada. Contamos com o apoio do nosso público para esta nossa caminhada. Connosco quem quiser, contra nós quem puder.

Vamos na Raça"

Paulo Pardalejo, treinador sénior


Iniciadas - Antevisão da treinadora Sara Gomes ao jogo de hoje


"Ansiedade, motivação, treino, esforço... Até ao momento tudo funcionou com qualidade. Sei que é o primeiro jogo da época, mas a anterior ajudou muito a relação que a equipa tinha com o voleibol. Por isso não vou fazer previsões para o jogo, mas fazer com que elas ACREDITEM...

Força equipa, mais do que nunca, Unidas para Vencer!"

Sara Gomes, treinadora Iniciadas

sábado, 29 de outubro de 2011

Infantis - Antevisão ao jogo de amanhã frente ao Esmoriz GC


"Este domingo temos o nosso primeiro jogo, será o primeiro jogo das nossas Panterinhas nos moldes reais da modalidade, o que traz algum nervosismo à equipa. Apesar de ainda estarmos no normal período de adaptação, acredito que a nossa equipa tem todo o valor para nos brindar com uma boa exibição. A equipa está motivada e ansiosa que chegue domingo para começar bem o campeonato. Lutar sempre, ganhar talvez, desistir JAMAIS!"

Catarina Gomes - treinadora infantis

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Infantis - Panterinhas realizaram jogo-treino frente ao Leixões SC

As nossas Panterinhas do escalão de Infantis realizaram hoje ao fim da tarde um jogo-treino frente ao Leixões SC no pavilhão da escola EB/2 3 de Matosinhos.

Foi o primeiro jogo que as nossas jovens atletas fizeram contra outro clube no sistema de 6 jogadoras em campo. A nossa equipa respondeu muito bem e num jogo onde se realizaram sete sets a acabar aos 15 pontos, de forma a efectuar uma boa rotação do plantel, a formação matosinhense levou a melhor por 4-3, mas hoje o resultado era o que menos interessava, verificar o nível da equipa era o mais importante, uma vez que o campeonato regional começa já no próximo Domingo.

Foram boas as indicações dadas pelas nossas Panterinhas, amanhã é dia de treino para limar as últimas arestas, e no Domingo já começa a competição oficial. FORÇA PANTERINHAS!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Seniores - Panteras recebem Tigres


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seniores - Declarações sobre a vitória em Paços de Ferreira



"No domingo entramos da melhor forma no campeonato, num sempre difícil pavilhão e contra uma equipa complicada de se jogar, conseguimos impor o nosso jogo e ritmo. Conseguimos a primeira vitoria, a equipa esta de Parabéns por toda a atitude e empenho."


Connosco quem quiser, Contra nós quem puder.

Vamos na RAÇA.


Paulo Pardalejo, treinador sénior

domingo, 23 de outubro de 2011

Seniores - Panteras arrancam campeonato com o pé direito

Juv. Pacense 0 - 3 Boavista FC

Iniciou-se esta tarde em Paços de Ferreira a época 2011/2012 em jogos oficiais para a nossa equipa sénior. A primeira jornada levou as Axadrezadas ao sempre difícil recinto da Juventude Pacense, no entanto a nossa equipa respondeu da melhor maneira e bateu as pacenses pela margem máxima de 0-3, amealhando assim os três primeiros pontos da época.

O Boavista apresentou-se em Paços de Ferreira com: 1- Filipa Teixeira / 3- Mariana Morêda / 6- Sofia Pimentel / 7- Catarina Liz / 8- Joana Ferraz / 9- Ana Fernandes / 10- Mariana Teixeira / 12- Catarina Martins / 14- Joana Fernandes / 16- Pri / 17- Marta Andrade / 18- Raquel Palmeira (Cap.)

Acabaram-se os jogos treino e os amigáveis, este era o 1º set a doer e as Panteras puseram mãos ao trabalho. O jogo iniciou-se numa toada de equilíbrio, mas foi sol de pouca dura, set equilibrado foi somente até ao 6-6, daí para a frente as Boavisteiras dominaram o jogo a seu bel-prazer, não dando nenhuma hipótese de resposta à equipa da casa que ia sendo asfixiada a cada jogada das Panteras. Do já referido 6-6, as pacenses só conseguiram o sétimo ponto quando o Boavista já contava com treze no marcador, uma diferença considerável que nunca mais foi diminuída. As Axadrezadas iam conseguindo vantagens de 9-17 e 11-20 e já era quase impossível roubar a vitória no set à nossa equipa, o que acabou por acontecer naturalmente pelo desequilibrado parcial de 13-25. Os festejos até foram comedidos, a grande vantagem não deixava antever outro desfecho.

Para quem achava que o resultado do set anterior tinha sido desvirtuado, o 2º set tratou de mostrar que essa ideia era errada. Este set foi um pouco à imagem do primeiro, as canarinhas ainda estiveram à frente do marcador no inicio (5-4), mas por aí se ficaram, as Axadrezadas voltaram a pegar no jogo com as duas mãos. A equipa da Juventude Pacense, que possuí um bom plantel, estava completamente inoperante e o Boavista ia aumentando o fosso no marcador de uma forma galopante, do 5-4 ao 8-15 e posteriormente ao 9-18 foi um pequeno passo. O jogo estava dominado e o treinador Paulo Pardalejo, à semelhança do set anterior, aproveitava para rodar o plantel, mas sempre com alto rendimento. Resultado final de 14-25 favorável às nossas Panteras, 0-2 no marcador e a vitória final à distância de um set.

O 3º set foi um bom set, bastante equilibrado e com indefinição quanto ao seu vencedor final. A Juventude Pacense começou bem o set, conseguindo uma boa vantagem inicial, 8-3 e 11-7. As Panteras não se intimidaram com a desvantagem e foram em busca do prejuízo, começaram a recuperação aos poucos, ficando a apenas dois pontos de diferença, 14-12, 17-15, 19-17. O definitivo ataque ao triunfo aconteceu quando o marcador estava em 21-20, o 21º ponto das Axadrezadas surgiu de uma jogada incrível de Mariana Teixeira que de uma forma fantástica e ao mesmo tempo quase impossível conseguiu sacar uma bola que estava completamente perdida, sem ângulo nenhum a bola foi colocada novamente em jogo e ponto acabou por ser do Boavista, era o 21-21 e uma enorme injecção de ânimo nas Panteras que só iria terminar com a vitória no set. O resultado final de 23-25 ditava uma vitória pela margem mínima no set mas pela margem máxima no jogo.

Primeiro jogo, primeira vitória, primeiros três pontos, e mediante os restantes resultados, a primeira liderança. Melhor maneira de começar o campeonato, era mesmo impossível. Vencer em Paços de Ferreira será sempre uma tarefa complicada, hoje as Panteras souberam descomplicar o jogo. Não se tratou de uma enorme exibição da nossa equipa, foi uma boa exibição, a suficiente para vencer pela margem máxima num campo difícil. A perfeição virá com o decorrer dos jogos, mas uma coisa é certa, a nossa equipa está bastante competitiva e vai encarar todos os jogos do campeonato com o sentido de vitória. Os reforços que entraram em campo deram muito boa conta de si e mostraram que são mesmo reforços, a mais valia do plantel é um seguro para o nosso treinador Paulo Pardalejo. A primeira etapa era das mais difíceis e foi ultrapassada com distinção. Não há que adormecer à sombra deste bom resultado, nós somos lideres, agora somos o alvo a abater, temos qualidade mas temos que estar sempre alerta. Na próxima jornada as Panteras estreiam-se em casa recebendo a formação do SC Espinho no Domingo pelas 17h00 em jogo da 2ª Jornada. FORÇA PANTERAS!!

Seniores - Antevisão de Paulo Pardalejo ao jogo de hoje em Paços de Ferreira


"Iniciamos o campeonato este domingo num sempre difícil pavilhão, Paços de Ferreira, uma equipa sempre "chata" de se jogar muito aguerrida que procura muito o ponto. Pode se dizer que é um pavilhão onde ja fomos muito infelizes mas tb muito felizes, a equipa esta preparada e determinada a fazer o melhor possível."

Connosco quem quiser, Contra NÓS quem puder.
VAMOS A ELE


Paulo Pardalejo, treinador sénior

sábado, 22 de outubro de 2011

Iniciadas e Infantis em jogo treino

Realizou-se ontem no pavilhão Pêro Vaz de Caminha um jogo treino entre os nossos escalões de Infantis e Iniciadas. 

Para as nossas Panterinhas do escalão de Infantis foi o primeiro contacto com o sistema de de jogo de 6x6, e apesar do nervosismo inicial até se portaram bastante bem, foi uma questão de tempo até se tranquilizarem. As primeiras impressões foram bastante positivas.

Para as Panteras do escalão de Iniciadas, foi apenas mais um treino num sistema de jogo já bem conhecido. As Axadrezadas estão a trabalhar bem com vista à sua participação no campeonato regional que se inicia já na próxima semana.

Como se tratava de um jogo treino, o resultado não foi contabilizado, o que se pode dizer é que todas ganharam. As Panterinhas e as Panteras estão cheias de garra!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Seniores - A equipa e os objectivos para a nova época


A época oficial inicia-se no próximo Domingo, pelas 15h00, em Paços de Ferreira. O plantel para a nova época é composto por 14 atletas. Dez atletas transitam da época anterior e quatro vêm reforçar a equipa de Paulo Pardalejo - Catarina Liz (Ex-Gueifães), Ana Fernandes , Priscila Wharton (Pri) (Ex-SC Espinho) e Marta Andrade (Ex-SC Espinho). Destas quatro atletas apenas a Marta se estreia no nosso clube, sendo que a Pri já tinha passado pelo Boavista e Ana Fernandes e Catarina Liz regressam ao Clube que as formou.


Eis o plantel completo para a época 2011/2012:


1 - Filipa Teixeira
3 - Mariana Morêda
4 - Inês Morêda
6 - Sofia Pimentel
7 - Catarina Liz (Ex-Gueifães)
8 - Joana Ferraz
9 - Ana Fernandes
10 - Mariana Teixeira
11 - Anita Novais
12 - Catarina Martins
14 - Joana Fernandes
16 - Priscila Wharton (Ex-SC Espinho)
17 - Marta Andrade (Ex-SC Espinho)
18 - Raquel Palmeira (Cap.)




Objectivos para a época

Este ano reforçamos um pouco mais a equipa, com o objectivo de ir mais alem .. para tentar fazer melhor que na época passada. No entanto temos de ter os pés bem assentes no chão, vai ser uma época longa e dura, onde o esquema de prova é diferente, onde muito provavelmente vai existir maior equilíbrio entre todas as equipas. No entanto mantendo o mesmo esprito a mesma união, força e determinaçao da época passada podemos sonhar..

Connosco quem quiser, contra nós quem puder.
VAMOS A ELE!

Paulo Pardalejo, treinador sénior

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Campeonato Nacional II Divisão 2011/2012 - Análise

A nossa equipa sénior irá participar nesta nova época de 2011/2012 no Campeonato Nacional da II Divisão. Em relação à época anterior existem grandes alterações na forma como o campeonato irá decorrer. Logo à partida a nova época traz um novo nome à competição, no época passada era conhecida como A2 e este ano foi baptizada de II Divisão.

A II Divisão é composta por 12 equipas, sendo divididas em 6 equipas para a Zona Norte e 6 para a Zona Sul. O Boavista FC ficou colocado na Zona Norte juntamente com AA São Mamede, AVC, Juventude Pacense, SC Espinho e Vitória SC. 

Neste campeonato a 6, os três primeiros classificados serão apurados para disputar a Série dos Primeiros juntamente com os três primeiros classificados da Zona Sul. Os três últimos classificados disputarão a Série dos Últimos juntamente com os três últimos classificados da Zona Sul. 

Quer para a Série dos Primeiros quer para a Série dos Últimos, as equipas transportam 20% do total de pontos obtidos na 1ª Fase, sendo que os resultados obtidos serão sempre números inteiros, aplicando-se as regras matemáticas de arredondamento de algarismos decimais até às unidades.


Eis uma pequena análise sobre os nossos adversários na Zona Norte:



A.A. São Mamede

A Associação Académica de São Mamede entra na II Divisão como Vice-Campeã Nacional da III Divisão (antiga II Divisão). A equipa de São Mamede reforçou-se para enfrentar a nova época com tranquilidade, no entanto a perda da distribuidora Marta Massada pode causar alguns problemas às matosinhenses que vêm privadas de um elemento fundamental no jogo da equipa. Os jogos no seu pavilhão vão ser de uma grande dificuldade para todos os adversários, pois as academistas possuem um bom número de adeptos que seguem a equipa e que a podem empurrar para a vitória, o jogo da Fase Final da época passada contra o AVC é disso exemplo. Uma equipa a ter em conta nesta época pois tentará surpreender tudo e todos com uma qualificação para a Série dos Primeiros.


Atlético Voleibol Clube

A equipa do Atlético Voleibol Clube vai dar que falar nesta época 2011/2012. Relembre-se que esta equipa sagrou-se Campeão Nacional da III Divisão (antiga II Divisão) com um percurso imaculado, zero derrotas durante toda a época. A equipa famalicense está bastante motivada para fazer uma boa época, e tem razões para isso, possuí um bom plantel composto por atletas bastante fortes a nível físico, que podem massacrar qualquer adversário. Numa competição de regularidade, será difícil à equipa de Famalicão manter sempre a frescura física, ficando assim à mercê das equipas mais tecnicistas, no entanto uma coisa é garantida, não vai ser nada fácil passar em Famalicão, esperam-se jogos muito competitivos. Para a nova época o AVC apresenta-se como um sério candidato à qualificação para a Série dos Primeiros.


Juventude Pacense

Da Juventude Pacense pode-se esperar mais uma época ao nível da anterior, ou seja, uma boa época. Depois de no ano passado ter ganho a corrida ao SC Espinho para a qualificação para a Série dos Primeiros e de apenas na última jornada ter perdido para o nosso Boavista a qualificação para a Fase Final, as pacenses irão tentar novamente chegar aos grandes jogos da Fase Final. Este ano as contas serão bastante difíceis para a equipa de Paços de Ferreira, a concorrência está muito bem apetrechada, mas já assim era na época passada e as canarinhas conseguiram chegar bem longe. O grande espírito de união e a força de vontade tão característica das equipas da Juventude Pacense podem superiorizar-se ao favoritismo dos adversários. A equipa de Paços de Ferreira faz dos seus jogos em casa o seu grande trunfo, conseguir pontuar no pavilhão municipal pacense é tarefa muito difícil para qualquer equipa. A vontade de se qualificar para a Série dos Primeiros é legítima, a luta intensa por esse objectivo está à partida garantida.  

SC Espinho

Em relação à época anterior o SC Espinho apresenta-se um pouco mais enfraquecido, a perda das internacionais portuguesas Marta Andrade e Priscila Wharton, ambas vão vestir de Xadrez em 2011/2012, não é fácil de colmatar. A perda do seu mítico pavilhão e a não qualificação para a Série dos Primeiros na época transacta trouxe alguma natural desmotivação às espinhenses. No entanto a cidade de Espinho é uma cidade de voleibol e o clube uma referência nacional na modalidade, as Tigres nunca deixarão os créditos do emblema espinhense por mãos alheias, a garra estará sempre presente na equipa do SC Espinho. As atletas, o corpo técnico e os adeptos espinhenses querem a equipa na Série dos Primeiros, essa é a vontade, e essa por vezes move montanhas. Uma equipa a seguir com atenção pois pode surpreender.


Vitória SC

O presença do Vitória SC nesta II Divisão continua a dar um brilho especial à competição, é um grande clube com uma salutar rivalidade com o Boavista FC, fruto de outras modalidades é certo, mas os confrontos entre estes dois emblemas chamam sempre muita atenção por parte dos adeptos de ambos os clubes seja em que modalidade for, no voleibol não é excepção. O clube minhoto fez na época passada uma grande aposta em atletas provenientes da sua formação, os resultados foram naturalmente menos exuberantes, no entanto o fruto dessa grande aposta pode começar a ser colhido já nesta época, a experiência ganha no ano passado pode já ser suficiente para tentar algo mais do que a Série dos Últimos. A missão não se afigura nada fácil, os oponentes têm qualidade e experiência, as vitorianas têm qualidade mas pouca experiência. No entanto o Vitória será sempre o Vitória, e o desejo de ir sempre mais longe é intrínseco. Mesmo não sendo favoritas, jogar contra o Vitória, sobretudo na Cidade Berço, intimida qualquer adversário, e só isso já meio caminho andado para a vitória.


Em relação ao sistema de pontos, tudo se mantém igual ao instaurado na época passada:
Vitória por 3-0 ou 3-1 = 3 Pontos
Vitória por 3-2 = 2 Pontos
Derrota por 2-3 = 1 Ponto
Derrota por 0-3 ou 1-3 = 0 Pontos